Google

Programa Business Webmarketing

Dicas de Windows & Cia.

BLOG DESTINADO A FORNECER DICAS SOBRE O SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS E OUTROS SOFTWARES QUE RODAM NESTE SISTEMA OPERACIONAL. VISITEM-NOS SEMPRE. FAZEMOS ATUALIZAÇÕES COM FREQUÊNCIA.

Nome:
Local: Poços de Caldas, Minas Gerais, Brazil

Você está com alguma dúvida sobre Windows XP ?



29 setembro 2005

Como mostrar a extensões dos arquivos

Para exibir os arquivos salvos em pastas de seu computador acesse o Windows Explorer. Em seguida, acesse o menu Ferramentas e entre no ítem Opções de pasta. Vá então à aba Modo de exibição, localize a opção Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos, desmarque-a com um clique do mouse e aperte o botão OK para finalizar o procedimento. Pronto, à partir de agora, as extensões dos arquivos sempre aparecerão.

Como alterar o tamanho das fontes do Windows

Aperte o botão Iniciar, clique no ítem configurações e acesse a opção Painel de Controle. Em seguida, dê um duplo clique sobre o ícone Vídeo e, na janela que aparecer na tela, selecione a aba Aparência. Pressione o botão Avançadas e vá até a aba Geral. Depois selecione uma das opções de tamanho de fonte disponíveis: Normal, Extra Grande ou Grande. Para finalizar, dê OK em todas as telas. Clique sim para reiniciar o computador.
No Windows XP as modificações também poderão ser aplicadas sem reiniciar o micro.

Como remover todos os ícones do desktop

Clique em Iniciar e acesse Executar. Digite regedit e dê OK. No editor de registro, abra a pasta HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Policies \ Explorer . Crie um novo valor DWORD com o nome de NoDesktop na janela direita do registro. Depois, dê um clique duplo sobre este valor para poder editá-lo e adicione o número 1 . Saia do registro e reinicie o Windows. Agora, você só poderá executar as tarefas dos tradicionais ícones da área de trabalho via menu Iniciar.
Se você quiser reverter as configurações, basta alterar o valor NoDesktop para 0 (zero).

28 setembro 2005

Trocando a imagem na tela de contas de usuário

Para trocar a imagem apresentada na tela de contas de usuário do Windows XP, exibida antes da interface principal do sistema operacional, clique no menu Iniciar, entre em Configurações e, por último, em Painel de Controle. Em seguida, acesse o ítem Contas de usuário, clique sobre a conta desejada e selecione o ítem Alterar minha imagem. Entre em Procurar mais imagens, localize no seu computador uma foto ou ilustração que você deseja usar na sua conta, selecione-a e aperte Abrir.

Como exibir todos os programas no Windows XP

Por padrão, o Windows XP conta com um recurso chamado Menus Personalizados. Essa ferramenta oculta os softwares pouco utilizados no menu programas. Para desativar essa função e exibir todos os aplicativos instalados, clique no botão Iniciar, aponte para Configurações, selecione Barra de tarefas e entre em Menu Iniciar. Em seguida basta desmarca a caixa de seleção Usar menus personalizados, na guia Geral. Pronto, todos os programas aparecerão na lista.

Como ocultar uma partição

Clique em Iniciar e em executar. Em Abrir, digite regedit. Selecione HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Microsoft \ Windows\ CurrentVersion \ Policies \ Explorer . Em Explorer verifique se existe o valor NoDrives. Caso contrário, clique com o botão direito do mouse sobre a janela do lado direito e escolha Novo / Valor DWORD . Coloque o nome dessa chave como NoDrives. Abra a caixa de edição e, na opção Base, digite Decimal. Dados do valor é o campo onde você colocará a unidade que deseja ocultar. Os valores são: A=1, B=2, C=4, D=8, E=16, F=32, G=64 e assim por diante.
ATENÇÃO: SOMENTE EDITE O REGISTRO DO WINDOWS SE VOCÊ FOR UM USIÁRIO EXPERIENTE.

27 setembro 2005

Saiba como facilitar a instalação (ou reinstalação) do Windows XP e suas atualizações

Quando você precisa instalar (ou reinstalar) o Windows, tem de percorrer pacientemente uma via-sacra de operações. Além de instalar o sistema, tarefa que consome cerca de uma hora, você tem de baixar e instalar todas as atualizações. Se você usa o WinXP, pode reduzir consideravelmente o tempo gasto nessas tarefas com o utilitário gratuito nLite, criado pelo programador croata Dino Nuhagic. Definido como “personalizador de instalações”, o nLite faz o seguinte: integra, num CD-R, o conteúdo do CD original do Windows XP com as alterações do Service Pack 2. Assim, ao instalar o sistema operacional com esse CD-R, você faz apenas uma operação, e o Windows já começa atualizado. Veja, a seguir, como obter o nLite e preparar um CD do Windows XP SP2.
Primeiro, façamos a lista do que você vai precisar. São cinco itens. Os três primeiros são, logicamente, o CD original do Windows; o Service Pack 2; e o nLite. A quarta exigência é o .Net Framework 1.1. Esse produto é necessário porque o nLite roda sobre a plataforma .Net. O último requisito é o espaço livre de, mais ou menos, 1,4 GB no disco rígido. Uma observação: o CD original do Windows e o SP2 utilizados devem ser no mesmo idioma.
1. A instalação
A tarefa inicial é instalar o .Net Framework. Esse pacote opera nos bastidores, portanto, não tem presença visível no Windows.
2. Cópia do cd
Copie para o disco rígido todo o conteúdo do CD original do Windows XP. Com o CD no drive, abra o Windows Explorer e clique com o botão direito no ícone da unidade de CD. No menu, escolha Copiar. Em seguida, clique com o botão no disco rígido e acione Colar. Com o CD do Windows em português brasileiro, será criado um diretório chamado WXPVOL_BR com uma cópia do disco.
3. O nLite em ação
Instale o nLite e, em seguida, execute-o. O programa é organizado como um assistente, o que facilita bastante a seqüência de tarefas. A versão 0.99.1 dá suporte ao português de Portugal. Na primeira tela, escolha Portuguese na caixa Linguagem para trocar o idioma. Clique no botão Próximo. Na tela seguinte, Selecção de Tarefas, acione Próximo. Agora, acione o botão Escolher e diga ao nLite onde está a cópia do CD do Windows. Siga em frente. Em Integração de Service Pack, clique no botão Selecione e indique a localização do executável do SP2. Ao fazer isso, o programa começa a integração do XP original com o Service Pack. O nLite substitui, na cópia do CD, os arquivos de mesmo nome pelas versões corrigidas que vêm no SP2. Além disso, inclui os novos arquivos nos itens de instalação.
4. Imagem do cd
Terminada a integração, o nLite volta para a mesma tela, Integração de Service Pack. Agora, clique no botão Criar ISO para que o programa crie no disco rígido uma imagem do CD do Windows XP com o SP2 já embutido. O nLite gera um arquivo ISO de 578 MB, no caso do Windows XP Professional em português brasileiro. Para instalar esse XP atualizado, você precisa queimar um CD usando essa imagem. Detalhes: o nLite funciona com o XP Home ou Pro. Ao fazer a instalação com o CD montado pelo nLite, você vai precisar digitar normalmente a chave de ativação que veio com o sistema original. O nLite funciona até mesmo com CDs do Windows que acompanham micros. Mas, nesse caso, o usuário precisa certificar-se. É possível que o fabricante de micros faça algum tipo de personalização que o nLite não entenda.
5. Mais opções
Com o arquivo ISO, nossa tarefa está concluída. O nLite também pode ser usado para personalizar instalações. Ou seja: criar CDs de instalação do Windows em que não constem certos programas (jogos, protetores de tela, Internet Explorer, Outlook Express) ou predefinir algumas configurações do sistema. Essas opções, no entanto, são mais úteis para empresas que determinam padrões para muitas máquinas. Além disso, o utilitário pode ser usado para integrar correções avulsas (hot fixes) ao CD. Você pode juntar à instalação do SP2 pacotes corretivos posteriores, como o Windows Media Player 10. Nesse caso, porém, a operação não é automática e exige conhecimento do usuário para criar scripts de instalação.

Como tirar aplicativos embutidos no Windows XP

Se você instalou o Windows XP e não pretende usar alguns dos aplicativos embutidos, é fácil desinstalá-los. Basta ir ao Painel de Controle, opção Adicionar ou Remover Programas, e clicar no botão Adicionar ou Remover Componentes do Windows. Abre-se a tela do Assistente de Componentes do Windows. Nessa tela, desmarque a caixa ao lado do nome do programa que deseja desinstalar e clique no botão Avançar. Você pode aplicar esse procedimento, por exemplo, para o Internet Explorer, o MSN Explorer e acessórios como o Paint e a Calculadora. No entanto, o Windows Messenger não está na lista desse assistente e, portanto, não pode ser desinstalado. Será que não pode mesmo?
A Microsoft resolveu esconder a possibilidade de desinstalar esse aplicativo. Mas, com um pequeno truque, ele também pode ser desinstalado no item Adicionar ou Remover Programas. Siga o roteiro:
1. No Windows Explorer, acione o menu Ferramentas/Opções de Pasta e clique na orelha Modo de Exibição.
2. Na caixa Configurações Avançadas, encontre o item Pastas e Arquivos Ocultos e marque a alternativa Mostrar Pastas e Arquivos Ocultos.
3. Localize, no diretório Windows, a pasta Inf. Sem o procedimento anterior, essa pasta não poderia ser vista.
4. Nela, dê um duplo clique no arquivo Sysoc.inf para abri-lo.
5. Na seção [Components] desse arquivo, localize a linha:
msmsgs=msgrocm.dll, OcEntry,msmsgs.inf,hide,7
6. Nessa linha, elimine a palavra "hide" (ocultar), tendo o cuidado de manter a vírgula que vem antes e a que vem depois dela. A linha deve ficar assim:
msmsgs=msgrocm.dll, OcEntry,msmsgs.inf, ,7
7. Salve o arquivo.
8. Agora, volte ao item Adicionar ou Remover Programas e veja que o Windows Messenger aparece na lista como um componente que pode ser desinstalado.
O mesmíssimo procedimento também pode ser aplicado ao processador de texto WordPad. Para isso, modifique a linha:
MSWordPad=ocgen.dll, OcEntry,wordpad.inf,HIDE,7
A única diferença é que o WordPad vai ser listado entre os acessórios do sistema. O roteiro acima vale para o Windows XP Home ou Professional.

25 setembro 2005

Como evitar a busca do disquete no boot

Toda vez que o Windows inicia, ele checa se um disquete está inserido. Isso toma alguns segundos da inicialização. Para evitar essa checagem, é fácil: basta clicar com o botão direito em Meu Computador, selecionar Propriedades, clicar em Performance, depois em Sistema de Arquivos e desmarcar a opção Procurar novas unidades de disquete a cada vez que o computador for iniciado.

A melhor maneira de acabar com o lixo temporário

O diretório TEMP no Windows armazena arquivos temporárioscriados pelas instalações dos programas. Remover esse lixo aumenta a velocidade do Windows e também libera espaço de HD. A melhor ocasião para fazer isso é antes da inicialização, quando certamente nenhum programa estará acessando esse diretório. Assim, acrescente a linha abaixo ao arquivo AUTOEXEC.BAT (localizado em C:, se o Windows estiver nesse disco): del C:WindowsTemp*.tmp > nul Assim, o diretório TEMP estará limpo sempre que o Windows for iniciado.

23 setembro 2005

A barra de tarefas desapareceu? Veja o que fazer

De repente a barra de tarefas desaparece ou então fica brincando de esconde-esconde com você: ela some quando você aproxima o cursor. A causa desse problema deve ser uma anotação corrompida no Registro do Windows. Para resolver o problema, feche todas as aplicações e acione a tecla Windows+R. Abre-se a janela Executar. Nela, digite regedit para abrir o Editor do Registro. Nesse programa, navegue pelos diretórios até a chave HKey_Current_User/ Software/ Microsoft/ Windows/ CurrentVersion/ Explorer/ StuckRects.
Clique com o botão direito em StuckRects (no Windows 2000 e XP, StuckRects2) e escolha Excluir. Sim, você vai apagar a chave corrompida para que o Windows construa uma nova. Reinicie o sistema e a barra de tarefas deverá reaparecer normalmente. Atenção: nesta dica e em várias outras desta reportagem, você precisa entrar no Registro do Windows e editá-lo manualmente. Nunca é demais repetir que essa é uma incursão perigosa. Um passo em falso e você pode deixar seu sistema irremediavelmente perdido. Por isso, antes de mexer no Registro, guarde uma cópia desse banco de configurações. No Windows Me e no XP, basta ir à Restauração do Sistema e criar novo ponto de restauração. E no 98? É fácil: acione Iniciar/Executar e digite scanregw. O programa vai perguntar se você quer fazer um backup do Registro. Responda Sim. No final da operação, você recebe o aviso "Backup concluído". Os backups "oficiais" do Registro, feitos por você ou pelo próprio sistema, são armazenados no diretório windowssysbckup como Rb0x.cab. No caso, x é um número, que varia de 0 a 4. A cada novo backup, a cópia mais antiga é substituída.
Além dos arquivos System.dat e User.dat, que compõem o Registro, o arquivo também inclui System.ini e Win.ini, além de outros dados de configuração.

O que fazer quando o Windows XP reinicia por conta própria

Você está trabalhando com seu Windows XP e, de repente, sem nenhum aviso ou porquê, o sistema reinicia. Acredite ou não, esse é o comportamento-padrão do XP diante de uma falha de sistema -- por exemplo, no driver de vídeo. Mas há um caminho para eliminar essas surpresas: clique com o botão direito na opção Meu Computador e escolha Propriedades. Na tela Propriedades do Sistema, traga para o primeiro plano a orelha Avançado e, no quadro Inicialização e Recuperação, clique no botão Configurações. Agora, no quadro Falha do Sistema, desmarque a caixa Reiniciar Automaticamente. Para saber por que seu sistema experimentou aquela falha, consulte o utilitário Visualizar Eventos, que faz parte das Ferramentas Administrativas do Windows XP. Para chegar a ele, acione Painel de Controle/Desempenho e Manutenção/Ferramentas Administrativas/ Visualizar Eventos. Outro caminho, mais rápido, é abrir a janela Iniciar/Executar e digitar eventvwr. Verifique os eventos de erro recentes, de sistema ou de aplicativos. Clique com o botão direito do mouse na linha do evento e acione Propriedades para ver a descrição do problema.

22 setembro 2005

Como corrigir problemas apontados por uma série de bips na inicialização do micro

Você liga seu computador e, durante a partida, ele emite uma série de bips. Você acha que há alguma coisa errada, mas não sabe o que é. Como fazer um diagnóstico? Se você tiver o manual da placa-mãe, pode procurar nele o significado dos bips. Sem o manual, há alguns poucos códigos que, por serem usados pela maioria dos fabricantes, podem ser identificados. Um bip longo e três curtos indicam que o problema é na placa de vídeo. Quando o micro apita continuamente, a falha é na memória. Se não aparecer nada na tela e o PC não emitir nenhum som, desconfie do processador ou da placa-mãe. Tente remover o componente suspeito e reinstalá-lo. Se houver um mal contato no conector, isso pode resolver. Se não der certo, o caminho é conseguir um componente em boas condições (talvez emprestado do micro de um amigo) e colocá-lo no lugar do item duvidoso. Se a máquina funcionar, a suspeita está confirmada. Antes de mexer no interior do micro, não se esqueça de vestir uma pulseira anti-estática (encontrada em lojas de componentes eletrônicos e ferramentas) ou, pelo menos, descarregar a eletricidade estática dos dedos tocando em objetos metálicos.

Crie atalhos para acelerar o desligar e o reiniciar do Windows XP

O Windows XP traz um programa chamado Shutdown.exe, que desliga e reinicia o sistema. Você pode usá-lo para criar ícones que disparem rapidamente essas operações. Para isso, faça o seguinte:
1. Clique com o botão direito numa área livre do desktop e escolha a opção Novo/Atalho.
2. Na caixa Linha de Comando, digite shutdown –s –t 00 ou shutdown –r –t 00 (o primeiro comando é para desligar a máquina e o segundo, para reiniciar o Windows). Avance para a próxima tela.
3. Dê um nome para o novo atalho — por exemplo, Desligar ou Reiniciar — e conclua a operação.

Saiba onde encontrar o programa Verificação de Assinatura de Arquivos que está oculto no Windows XP

Representado pelo arquivo Sigverif.exe (que fica, como padrão, no diretório de sistema), o programa Verificação de Assinatura de Arquivo é um dos utilitários menos conhecidos do Windows XP. Ele não aparece nos menus nem na documentação normal. Sua tarefa é localizar os arquivos de sistema que não têm assinatura digital. Ou seja, ele varre o disco rígido e lista drivers e outros programas sem o selo de compatibilidade com o Windows XP. É uma ferramenta útil para identificar drivers desatualizados ou com mau funcionamento.

Dicas para encontrar e usar o utilitário de Configuração do Sistema que fica oculto no Windows

O Utilitário de Configuração do Sistema, ou MS-Config, é uma ferramenta que fica escondida no emaranhado de diretórios do Windows XP. Sem link nos menus, é um programa para usuários avançados. Para acessá-lo, clique em Iniciar/Executar e digite msconfig. O programa tem uma tela única com várias abas, nas quais é possível fazer ajustes em características do sistema. Uma de suas funções de maior destaque está na aba Inicializar. A lista nessa tela mostra itens que são carregados durante a inicialização do Windows, inclusive os programas que se alojam na bandeja do sistema. Para retirar um item da bandeja, basta desabilitá-lo nessa lista. Trata-se, no entanto, de uma configuração que exige do usuário certeza do que está fazendo. Afinal, também aparecem na área de notificação ícones que não devem ser desativados — por exemplo, antivírus e firewall.
Outra função do programa é a possibilidade de configurar inicializações seletivas, definidas na orelha Geral. Quando o sistema apresenta falha em algum dispositivo (exemplo: driver corrompido ou incompatível), pode-se escolher a opção Inicialização de Diagnóstico. Nesse caso, o sistema dá partida carregando apenas os dispositivos e serviços básicos, o que facilita a identificação da causa do problema.
O Utilitário de Configuração executa ainda duas tarefas que devem ser citadas. Uma é a visualização/edição dos arquivos System.ini, Win.ini e Boot.ini, elementos de inicialização do sistema. Cada um desses arquivos tem sua própria orelha no programa. A outra tarefa consiste na possibilidade de ativar e desativar serviços do Windows (programas que rodam continuamente no sistema). Como todos os ajustes do MS-Config, esse também exige conhecimento do usuário. Aliás, esse utilitário não é o melhor lugar para essa configuração. Para ativar ou desligar serviços, o mais correto é ir ao Painel de Controle / Desempenho e Manutenção / Ferramentas Administrativas / Serviços.

Como converter discos formatados no sistema FAT32 para o sistema NTFS

O Windows XP não traz nos menus, ou em qualquer item gráfico, um recurso para a conversão de discos formatados no sistema FAT32 para o sistema NTFS. Para essa conversão, há dois caminhos: o primeiro, mais fácil, requer ajuda externa. Trata-se de usar ferramentas como o PartitionMagic, da Symantec, ou o PartitionExpert, da Acronis (www.acronis.com). Com interface amigável, esses programas facilitam e oferecem mais controle na tarefa de conversão.
A outra alternativa é usar um recurso escondido no Windows XP. Para isso, acione, no menu Acessórios, a opção Prompt de Comando. Abre-se uma janela de caracteres. Nela, digite: convert x: /fs:ntfs
Aí, x é a letra do drive a ser convertido. Como se trata de uma tarefa de segurança, é aconselhável cercar-se de todos os cuidados antes de executá-la. O ideal é ter uma imagem do disco a ser convertido. O recurso interno do XP também não permite uma reconversão de volta ao sistema FAT32. Alguns especialistas afirmam que discos FAT32 formatados pelo Windows 98, por exemplo, tendem a ser tratados pelo programa Convert sem produzir o melhor resultado em termos de aproveitamento do espaço. Portanto, é bom saber da possibilidade dessa conversão, mas é preciso cuidado na hora de executá-la. O ideal, mesmo, seria a formatação NTFS num disco vazio ou com dados que podem ser desprezados.

Como restringir o acesso a drives, diretórios e arquivos no Windows XP com sistema NTFS

No Windows XP é possível restringir o acesso a drives, diretórios e arquivos, mediante a atribuição de permissões. No entanto, esse recurso só está disponível nos drives formatados com o sistema NTFS. Para habilitar a proteção, faça o seguinte:
a) No XP Professional: abra o Windows Explorer e acione Ferramentas/Opções de Pasta e ponha em primeiro plano a orelha Modo de Exibição. Na caixa Configurações Avançadas, desligue a alternativa Usar Compartilhamento Simples de Arquivo. Agora, no volume NTFS, clique com o botão direito num drive, pasta ou arquivo e escolha Propriedades. Na janela que se abre, aparece a orelha Segurança. Clique em Adicionar e navegue nos comandos para atribuir direitos a usuários ou a grupos de usuários. Essa tarefa, típica de administradores de rede, requer algum treinamento. É preciso combinar adequadamente as negações e permissões. A opção Permitir tem precedência sobre Negar. Portanto, a melhor estratégia é desabilitar Permitir em vez ativar Negar. Deve-se ainda levar em conta o nível do usuário — administrador ou usuário comum.
b) No XP Home: o sistema de segurança é mais resumido. O uso do compartilhamento simples é padrão. Somente arquivos e diretórios dentro de Meus Documentos podem ser marcados como privados — ou seja, de acesso restrito. Para fazer essa marcação, clique com o botão direito na pasta ou arquivo, escolha Propriedades e Compartilhamento. Também é possível atribuir permissões a outras pastas do computador. Mas para isso é necessário iniciar o micro em Modo Seguro (F8 durante a inicialização) e entrar no sistema como administrador. Nesse modo, a orelha Segurança aparece na tela Propriedades, assim como no XP Professional.

Aprenda a utilizar o sistema de arquivos com criptografia do sistema NTFS

O sistema de arquivos NTFS tem uma característica mais interessante. Trata-se do EFS — sigla de Encrypting File System, ou sistema de arquivos com criptografia. Com esse recurso, que só está disponível na versão Professional, você pode criptografar pastas e arquivos. O uso é simples. Clique com o botão direito do mouse numa pasta ou arquivo e escolha Propriedades. Na janela Propriedades, orelha Geral, clique no botão Avançados. Abre-se a tela Atributos Avançados. Nela, marque a opção Criptografar o Conteúdo para Proteger os Dados e dê OK. Se você quiser criptografar um arquivo pertencente a uma pasta não-criptografada, o Windows vai avisar que essa opção não é muito segura. Vai ensinar, também, que os arquivos salvos em pastas protegidas passam automaticamente a ser protegidos. Por fim, vai sugerir que você também criptografe a pasta. Os itens criptografados são exibidos pelo Windows Explorer com as descrições em cor verde.
Muito bem, e o que acontece com essa pasta ou arquivo? Em princípio, nada. Mas se o arquivo for copiado para outro computador ou seu PC for roubado, ninguém terá acesso aos dados protegidos. O EFS faz criptografia de múltiplas camadas, difícil de quebrar. Ao mesmo tempo, é muito fácil de usar, porque não requer nem mesmo senha. O embaralhamento das informações é produzido mediante uma chave que leva em conta a identificação do usuário que faz a criptografia.

Como permitir acesso de outras pessoas aos arquivos criptografados do sistema NTFS

No Windows XP Professional, você pode deixar que outras pessoas tenham acesso aos seus arquivos criptografados. Isso é possível, mas só entre usuários do mesmo computador ou da mesma rede. Para que outra pessoa possa ler seu arquivo protegido, clique nele com o botão direito e escolha Propriedades. Em seguida, na orelha Geral, clique no botão Avançado. Na tela Atributos Avançados, acione o botão Detalhes. Na nova tela, você vê a lista dos usuários autorizados a abrir o arquivo. Naturalmente, se você acabou de criptografá-lo, somente seu nome estará lá. Clique no botão Adicionar e inclua novos usuários autorizados. Importante: só aparecem na lista os usuários que possuem certificados do Encrypting File System. Calma, não é nada burocrático. Para ter um certificado, basta usar uma vez o sistema de criptografia. O nome do usuário aparece como fulano@nomedomicro.

19 setembro 2005

Como exibir arquivos compactados ou criptografados salvos em partição NTFS?

A partição NTFS permite que se criptografe e compacte arquivos. Ao utilizar esses recursos, você confere melhor aproveitamento ao seu disco rígido. O resultado desse procedimento é o aumento da segurança na hora de visualizar arquivos no computador. Para acessar os arquivos compactados ou criptografados, clique em Iniciar , Configurações e em Painel de Controle. Clique duplo em Opções de pasta. Na guia Exibir, marque a caixa de seleção Exibir arquivos NTFS criptografados ou compactados em cores.

Posso compactar arquivos salvos em uma partição NTFS?

Sim. É possível. Para isso, abra a pasta Meu Computador e dê um duplo clique na unidade ou pasta que corresponde à sua partição NTFS. Clique com o botão direito do mouse na pasta ou arquivo que deseja compactar e, em seguida, selecione o ítem Propriedades. Na guia Geral, clique em Avançado. Marque a caixa de seleção Compactar o conteúdo para economizar espaço em disco e clique OK. Na caixa de diálogo Propriedades, clique em OK para finalizar o processo.

Como converter uma partição para NTFS?

Não é difícil criar partições NTFS, que, além de segurança, conferem mais opções de logística ao computador. Para criá-las, entre no menu Iniciar e clique em Executar . Em seguida digite cmd . Na janela de comandos escreva a seguinte instrução: convert d:/fs:ntfs , onde d: é a unidade ou a partição que você deseja converter ao NTFS. Depois é só fornecer o nome do "volume" e esperar alguns minutos para que a conversão seja feita. No caso da unidade C:, o sistema operacional avisará que não pode converter a unidade enquanto ela estiver em uso e tentará agendá-la para o próximo boot (arranque).

O Windows XP tem suporte para gravadores de CD, mas não quero usar. Como desabilitar?

Iniciar e Executar e digite Regedit . Acesse os diretórios HKEY_CURRENT_USER\ Software\ Microsoft\ Windows\ CurrentVersion\ Policies\ Explorer. Clique com o botão direito do mouse sobre a tela e selecione as opções Novo / Valor DWORD. Altere o nome da chave para NoCDBurning Data. Dê um duplo clique sobre a nova chave para abrir a tela de edição. Os valores aceitos são "0" para hablilitado, e "1" para desabilitado. Para desativar o suporte para gravadores de CD basta colocar no campo Dados do valor o número 0 (zero).
ATENÇÃO: SÓ USE ESTA DICA OU FAÇA EDIÇÕES NO REGISTRO DO WINDOWS SE FOR USUÁRIO EXPERIENTE.

É possível remover o recursos de assistência remota do Windows XP?

Sim. Para isso, acesse Iniciar, Configurações e Painel de Controle. Clique no ítem Sistema e vá à aba Remoto. Em Área de trabalho remota, desmarque Permitir que usuários se conectem remotamente a este computador. Dê Aplicar e OK. Feito isso, acesse as pastas Configuração do Computador, Modelos administrativos, Sistema e Assistência Remota. Desabilite os ítens Assistência remota solicitada e Oferecer assistência remota. Por fim, dê Aplicar e OK.

Como permitir acesso ao micro apenas em horários determinados no Windows XP.

Se você é o administrador de seu computador e existem outras contas de usuários (filhos ou funcionários, por ex.), você pode estabelecer um horário para que estes usuários tenham acesso ao computador. Para isso faça conforme segue: Conecte como administrador do Windows XP e clique em Iniciar e em Executar. Digite cmd e uma janela será aberta. Para adicionar um usuário e restringir o seu acesso, execute o comando net user teste/ add/ passwordreq:yes/ time: M-F,8am-5pm . Este comando cria um usuário com nome teste , cuja senha é o mesmo nome do usuário e ele sópoderá se conectar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h . Você pode usar outras ferramentas da janela para restringir ainda mais os dias e horários.

15 setembro 2005

Como criar um backup do registro do Windows.

É importante criar um backup do registro do Windows, mas como essa pasta contém arquivos delicados e fundamentais para o funcionamento do Windows, só é recomendável acessá-la caso seja um usuário experiente. Para criar o backup, clique em Iniciar, em Executar e digite regedit . Na janela que abrir, vá ao menu Arquivo e clique Exportar. Dê um nome para o arquivo de backup e indique em que pasta ele deve ser salvo em seu computador. Depois, vá a Intervalo de exportação e selecione Todos . agora basta clicar em Salvar .

Como acessar as informações do Firewall do Windows XP SP2 ?

O Windows XP com a atualização SP2 apresenta um fireewall nativo com um painel de administração. O programa de administração Netsh que vem com o SP2 conta com diversas funções extras. Entre elas, destaca-se a manipulação do firewall de segurança.
Se você deseja acessar esse programa, entre no prompt de comando e execute C:\netsh firewall show config. À partir daí, todas as informações de configuração, incluindo as portas e programas que estão sendo monitorados, poderão ser visualizadas.

O Windows XP permite que eu crie senhas com prazo de validade?

Sim. Essa é uma boa maneira de aumentar a segurança do sistema. Por padrão, esse recurso vem desabilitado. O prazo para a troca de senha é de 42 dias. Para ativar essa função, abra o menu Ininciar , vá em Executar e digite o comando control usepasswords2 . Em seguida, selecione a guia Avançado e, na caixa Gerenciamento avançado de usuários, pressione o botão Avançado. Por fim, selecione em Usuários e grupos locais o nome do usuário, pressione o botão direito do mouse sobre ele e vá ao menu propriedades . Desmarque a opção A senha nunca expira e dê OK para confirmar.

Como restaurar o Windows XP após queda de energia.

Se depois de uma queda de energia você nunca mais conseguiu acessar a parte gráfica do Windows XP (aparece apenas uma tela azul com alguns códigos), provavelmente o sistema não restaurou os arquivos corrompidos após o acidente elétrico. você poderá tentar restaurar o sistema através do backup periódico do Windows. Para isso, inicie o computador e, antes de aparecer a tela de abertura, pressione a tecla F8 . No menu que aparece escolha a opção iniciar em modo seguro com prompt de comando . Acesse C:\ Windows\system32\restore e execute rstrui.exe . Agora basta seguir as instruções na tela para restaurar o sistema.

14 setembro 2005

"Desfragmentar" no menú

Como você deve saber, desfragmentar os arquivos no disco rígido periodicamente ajuda a manter o bom desempenho do PC. A seguir veremos como adicionar o comando Desfragmentar ao menu de contexto que aparece quando se clica o botão direito do mouse sobre uma unidade de disco. Faça o seguinte: Primeiro abra o bloco de notas e copie os comandos abaixo
[Version]
signature="$CHICAGO$"
[defaultInstall]
AddReg=AddMe
[AddMe]
HKCR,"Drive\Shell\Desfragmentar\Command",,,"DEFRAG.EXE %1"
Salve o arquivo com o nome de desfragmentar.inf .Clique nele com o botão direito do mouse e escolha Instalar . Quando a instalação terminar, abra a janela Meu Computador e clique com o botão direito do mouse sobre uma unidade de disco. Deve aparecer a opção Desfragmentar no menu. Se você clicar sobre esta opção uma janela do prompt de comando vai se abrir e executar a versão não gráfica do desfragmentador de disco. quando a desfragmentação terminar, a janela será fechada automaticamente.

Como enviar arquivos para o lugar que desejamos?

Quando você clica o botão direito do mouse num arquivo o pasta, uma das opções mostradas no menu de contexto é Enviar para . Posicionando o ponteiro do mouse sobre esta opção, surge uma lista de destinos os quais aquele ítem poderá ser enviado. Você pode acrescentar ou remover pastas, destinos ou unidades de disco dessa lista. Para isso abra a pasta C:\Documentes and Settings\nome do usuário\SendTo (se a pasta não estiver visível, vá ao Windows Explorer, clique em Ferramentas , Opções de pasta e na aba Modo de exibição, marque a opção Mostrar pastas e Arquivos ocultos e clique OK ). Abra a pasta SendTo para acrescentar uma pasta ou unidade que deseja. Para acrescentar uma pasta, por exemplo, podemos utilizar o Windows Explorer, navegando até o local onde esta pasta está e, mantendo o botão direito do mouse pressionado, arrastar a pasta para SendTo. Ao soltar o botão, escolha Criar atalho . Depois é só editar o nome do atalho que está na pasta SendTo para eliminar a expressão "atalho para" que é inserida automaticamente pelo Windows. Pronto!! agora, quando você clicar com o botão direito em qualquer arquivo, nas opções do Enviar para aparecerá o destino que você inseriu.

Como clicar " Não para Todos" .

Ao copiar ou mover arquivos, quando há a possibilidade de sobrescrever um arquivo existente, o Windows XP pergunta o que você quer fazer. Entre as opções está "Sim", "Sim para todos", "Não" e "Cancelar". Clicando em "Sim para todos" todos os arquivos com nomes coincidentes serão sobrescritos. Entretanto não existe a opção "Não para todos", que seria muito útil para evitar clicar várias vezes no botão "Não". Se você quer usar o "Não para todos", saiba que esta opção existe mas está oculta. para usa-la basta manter a tecla Shift pressionada enquanto clica em "Não".

12 setembro 2005

Como faço para utilizar o recurso Scandisk no Windows XP ?

A ferramenta Scandisk não está mais disponível no Windows XP, mas você pode usar o comando chkdsk para criar e exibir um relatório de status e corrigir seu disco rígido. Para isso, clique em Iniciar e em Executar. Digite chkdsk c:/f . A letra "c" é a unidade que será verificada e o "/f" faz com que o chkdsk verifique e corrija os erros em seu disco rígido. O chkdsk fará uma pausa e exibirá mensagens, se encontrar erros. Quando concluir o processo, exibirá um relatório.

Sempre que acesso uma pasta de imagens vejo um arquivo chamado trumbs.db . Como faço para remove-lo?

O arquivo trmbs.db cria um cachê das imagens que estão no diretório visando tornar a visualização mais rápida. Entretanto, se você deseja desabilita-lo, clique com o botão direito do mouse no menu Iniciar e entre em Explorar para abrir o Windows Explorer. Acesse o menu Ferramentas, na parte superior, e clique em Opções de pasta, acessando a seguir a aba Modo de exibição. Na lista de opções, selecione o ítem Não armazenar miniaturas em cachê e dê OK .

11 setembro 2005

Como trocar as letras das unidades de disco rígido

Você acaba de instalar um segundo disco rígido e o Windows o identificou como unidade F, mas você acha que ficaria melhor com D?
Faça o seguinte: Clque com o botão direito do mouse em Meu Computador e escolha Gerenciar. Na janela Gerenciamento do Computador, selecione, na coluna à esquerda, o ítem Armazenamento/Gerenciamento de Disco. No painel superior direito, localize o disco que terá sua letra de identificação alterada. Clique nele com o botão direito do mouse e escolha a opção Alterar letra de unidade e Caminho. Na caixa de diálogo que se abre, clique no botão Alterar. Mantenha assinalada a opção Atribuir a seguinte letra de unidade e escolha, no menu, a letra desejada. Vá clicando em OK até fechar as caixas de diálogo.
Note que você não pode alterar a letra da unidade onde está instalado o Windows. Mas se houver uma partição estendida, que não contém o sistema operacional, no mesmo disco você pode modificar a letra de identificação dela. Também é possível trocar a letra de identificação de uma unidade de CD ou DVD.

09 setembro 2005

De uma hora para outra meu computador parou de executar automaticamente os CDs que insiro nele. Como reativar esta função?

Para reativar essa configuração, clique no botão Iniciar e em Executar, digite gpedit.msc . A janela das Diretivas do Grupo irá abrir. Entre em Configuração do Computador, vá à pasta Modelos Administrativos e acesse Sistema. Dê um duplo clique em Desativar AutoExecutar e, na aba Configuração, selecione a opção Desativado. Pronto!! A função autoexecutar está reativada.

É possível apagar o conteúdo de um CD-RW com o Windows XP?

Sim. Com o Windows XP você não precisa de programas extras para apagar, gravar e regravar um CD-RW, ou mesmo para gravar um CD.
Para apagar o conteúdo de uma CD-RW, insira o mesmo no drive do gravador de CD do seu computador. Depois, clique no menu Iniciar e em Executar. Vá ao campo abrir e digite a palavra Explorer e, por último, pressione o botão OK. Clique com o botão direito do mouse sobre o ítem que representa a sua unidade de CD-RW e escolha a opção Apagar CD-RW. Pressione Avançar, aguarde até que os dados sejam removidos e aperte Concluir.

É possível retirar definitivamente a pasta Favoritos do menu Iniciar?

Para esconder provisóriamente a pasta favoritos do menu Iniciar, podemos usar as propriedades deste menu.
Para remover definitivamente esta pasta, é preciso alterar o registro do Windows. Clique em Iniciar e em Executar. Digite regedit e dê OK.
Abra as pastas HKEY_CURRENT_USER/Sofware/Microsoft/
Windows/CurrentVersion/Policies/Explorer. Dê um duplo clique em NoFavoritiesMenu e altere o valor para '1'. Caso não exista essa opção será necessário criá-la. Para isso, acesse o menu Editar, vá até Novo e escolha a opção valor DWORD . Onde estiver escrito Novo Valor #1, troque para NoFavoritiesMenu e dê Enter. Depois dê um duplo clique nessa opção e, no campo Dados de Valor, digite '1' (sem aspas) para esconder a pasta.

Como apagar os arquivos da pasta temporários no Windows XP?

Antes de excluir os arquivos desta pasta é necessário fechar todos os programas abertos no PC. Depois acesse o ícone Meu computador e dê um duplo clique em Disco local C. Caso seja necessário, escolha a opção Mostrar conteúdo desta pasta.
Vá ao menu superior e clique em Ferramentas e em Opções de pasta. Na aba Modo de exibição, selecione o ítem Mostrar pastas e arquivos ocultos. Dê Aplicar e OK. Acesse a pasta DDocuments and Settings e Usuário. Agora é só ir ao diretório Configurações locais, abrir a pasta Temp e excluir o seu conteúdo.

Quero Verificar erros e setores defeituosos no HD. Existe ferramenta para isso?

O Windows conta com uma ferramenta para localizar e eliminar erros e setores defeituosos no disco rígido. Para acessá-la, abra o Meu computador e selecione com o mouse o disco a ser verificado. No menu Arquivo, clique em Propriedades. Vá à guia Ferramentas e em Verificação de erros e aperte Verificar Agora.
À partir daí, basta entrar no ítem Opções de verificação de disco e marcar a caixa de seleção Procurar setores defeituosos. Depois acesse-os para tentar recuperá-los.

Desinstalei um programa, mas seu nome continua constando na lista do Adicionar ou remover programas. Como o elimino?

Clique no botão Iniciar e escolha a opção Executar. Digite regedit e dê OK.
O editor de registro do Windows será aberta. No menu à esquerda, acesse as pastas HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/Microsoft/ Windows/CurrentVersion/Uninstall.
Um nível abaixo aparecerá na tela a lista com todos os aplicativos presentes no Adicionar ou Remover Programas. Localize o nome do programa que você quer remover, clique com o botão direito do mouse sobre ele e dê Excluir.
Só use esta dica se você tiver certeza do que está fazendo. Editar o registro do Windows pode ser perigoso, portanto, muito cuidado!

08 setembro 2005

Como liberar espaço em seu disco rígido sem apagar seus arquivos.

Clique no botão Iniciar, entre em Programas e depois em Acessórios. Em Ferramentas do Sistema, clique em Limpeza de disco. Selecione a unidade de disco que você deseja limpar.
O sistema fará uma pesquisa no disco rígido e, na aba Limpeza de disco, listará e selecionará os arquivos temporários, em cachê de internet e desnecessários que você pode excluir com segurança. Para exclui-los, clique em OK. Pressione Sim e aguarde alguns minutos enquanto o sistema efetua a limpeza.

Instalei um drive de DVD no Windows XP e configurei os codecs mas não consigo rodar vídeos no formato DVD. O que fazer?

Quando você instala todos os codecs e drivers que acompanham o equipamento e mesmo assim o Windows XP não reconhece os DVDs é necessário forçar o sistema a encontrar os arquivos responsáveis pela sua execução. Faça conforme segue:
Clique no menu Iniciar e em Executar. No campo Abrir, digite cmd . Execute o comando dvdupgrd/detect. Na janela que abrir, verifique a presença de todos os codecs instalados.
Caso não encontre, efetue novamente sua instalação e execute este procedimento mais uma vez.

Sempre que um programa apresenta problemas, como faço para recuperar a operação normal do Windows através das teclas Control+Alt+Del ?

Faça o seguinte: Pressione as teclas Control+Alt+Del, abra o ítem Gerenciador de tarefas e clique na aba Aplicativos. No Rodapé da tela, você encontra alguns botões que controlam os processos ativos.
Clique sobre o programa que está travado e dê Finalizar tarefa. Antes de a barra do menu Iniciar sumir, aperte o botão Nova tarefa. Digite então, Explorer e pressione a tecla Enter.
À partir daí, o Explorer do Windows será iniciado e o sistema voltará a funcionar novamente.

Qual a utilidade das teclas Insert, Pause/Break e Scroll Lock no Windows?

Estas teclas eram bastante utilizadas na época do MS-DOS. Atualmente sua utilização é a seguinte:
Insert - Deve ser utilizadas nos processadores de texto, como o Word. Quando ativada, apaga o texto escrito à frente do que você está digitando. Quando desativada (padrão), o texto digitado "empurra" o texto existente.
Pause/Break - Deve ser utilizada para congelar a tela em um determinado ponto.
Scroll Lock - Deve ser utilizada no Excel para rolar a planilha inteira para baixo enquanto o cursor permanece na célula selecionada.

06 setembro 2005

COMO FAÇO PARA INSERIR UMA IMAGEM DA INTERFACE DO WINDOWS EM OUTRO PROGRAMA

Para copiar telas no Windows, basta pressionar a tecla PrintScreen, que faz parte de todos os teclados. Você pode apertá-la ao acessar a interface do Windows ou qualquer outro programa.
Depois abra o documento no qual deseja colar a imagem, entre no menu Editar e clique em Colar.
Você também pode colar a tela em um editor de imagens para modifica-la.
Para capturar apenas a janela que está ativa, sem capturar o papel de parede ou outras janelas abertas, você deve pressionar Alt e PrintScreen ao mesmo tempo.

01 setembro 2005

WINDOWS XP - INDENTIFICAÇÃO DAS PLACAS

O Windows XP conta com um programa que informa não só os dados a respeito das placas, mas também sobre todos os periféricos instalados em seu computador.
Para acessar esse aplicativo, clique no menu iniciar do Windows, entre em Programas, Acessórios, Ferramentas de Sistema e finalmente em Informações do Sistema.
Depois selecione as opções listadas no menu que aparecer do lado esquerdo da tela. Há dados sobre todos os ítens instalados em seu computador. As informações sobre o ítem selecionado aparecerão automaticamente na parte direita da tela.

TODA VEZ QUE OCORRE UM ERRO OU TRAVAMENTO, O WINDOWS XP QUER ENVIAR RELATÓRIO DE ERRO. POSSO DESATIVA-LO?

Sim, é bastante simples remover as recomendações automáticas de envio de relatórios apresentados pelo Windows XP.
Para executar o procedimento, clique no botão iniciar e entre em Configurações e em Painel de Controle. Em seguida, dê duplo clique no ícone Sistema. Na aba Avançado, aperte o botão Relatório de erros e selecione a opção Desativar relatório de erros. Para finalizar a operação clique em OK duas vezes.
A mensagem não irá mais aparecer na tela.

MEU MOUSE QUEBROU. COMO FAÇO PARA ACESSAR O WINDOWS?

Inicialmente pressione a tecla representada pelo símbolo do Windows, no teclado. Com as setas direcionais, selecione as opções Configurações e Painel de Controle. Para concluir, dê Enter. Depois direcione-se para Opções de Acessibilidade e aperte Enter novamente.
Com a tecla Tab pressionada, use as setas para selecionar a aba Mouse. Aperte Tab e pressione a barra de espaço para selecionar a opção Usar as teclas para Mouse. Dê Enter, ative o Num Lock e use as setas do teclado numérico para mover o mouse. Utilize a tecla '5' para clicar.


Minhas Visitas